Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/core.php on line 472

¨Brusque Polonesa¨

Publicado em: Cidade

5 mar 2010

Caiu na minha mesa de trabalho, hoje pela manhã, o livro ¨Brusque Polonesa¨. Já com a página marcada e o comentário: olha a história da tua família aí!

Família Dubiella, olha só! Entre outras dezenas de sobrenomes polacos… Conhecer um pouco da história, das nossas origens, sempre me desperta a atenção. E o livro resgata esse legado, através dos testemunhos de diversos descendentes, de pesquisas em arquivos particulares e públicos, ou referindo-se à outras obras sobre a imigração polonesa.

Separei alguns trechos sobre os Dubiella em Santa Catarina:

¨Em Brusque, há quem acredite que o sobrenome Dubiella seja de origem italiana. No entanto, é da mais pura cepa polonesa! O primeiro casal imigrante desta família a chegar na América Portuguesa foi Roque e Anastácia Dubiella, em 1890. Alguns membros da família afirmam que a grafia original polonesa seja Dubiewa. Como de costume, vieram de navio com parada obrigatória no Rio de Janeiro e por último em Florianópolis, de onde, por via terrestre, chegaram a Pinheiral, recém-fundada colônia polonesa no Alto Vale do Rio Tijucas. Roque teria sido comerciante na Polônia…¨

Após um ano, e com o nascimento do primogênito José, mudaram-se para Brusque. O casal trabalhou na agricultura e os filhos, como José, dedicaram-se no trabalho da Fábrica Renaux.

Os demais parágrafos dedicados à Família Dubiella compreendem uma descendência que não foi propriamente a do meu ¨ramo¨, de cortadores de pedra da Santa Luzia – bairro de Brusque, na divisa com Nova Trento. Porém, não deixou de ser interessante acompanhar os desdobramentos da história, até chegarmos à atualidade. Tem Dubiella em nome de escola (Sophia Dubiella) e em nome de rua ( um outro José Dubiella, esse, meu avô).

Geração XXI - polaco ¨Dubiella¨2009

Geração XXI - polaco ¨Dubiella¨2009

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentei com meu pai sobre o livro e ele, bem à sua maneira, veio com essa: ¨olha aí se não disseram que é um bando que gosta de cachaça! ¨ Ora, pois! Polaco que não gosta de uma branquinha? Isso não existe!

O livro relaciona diversas outras famílias de origem polonesa que, geração após geração, vem trabalhando para essa cidadezinha perdida na América do Sul prosperar.

Em tempo: eu, como descendente alienado, só agora fiquei sabendo que em 2009 comemorou-se os 140 anos da imigração polonesa para Brusque e que foi instituído o dia 25.08 como data comemorativa, pelos edis do parlamento municipal. Mais um dia para os polacos ¨bebemorarem¨!

O Brasão dos Polacos!

O Brasão dos Polacos!

 

Para saber mais:  Brusque Polonesa. De Celso Deucher. S&T Editores – 2009.

E não custa ler um pouco sobre as terras de lá:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%B3nia

Tem 32 pessoas discutindo o artigo "¨Brusque Polonesa¨"

Avatar

IM

Março 9th, 2010 at 14:56

Nós, como “bons” brasileiros pouco sabemos das coisas, ou pouco nos interessamos. Até porque nossos pais também pouco nos passaram sobre nossos antepassados. Eu, sempre que posso tento achar algo sobre meus avós italianos, mas as informações sempre são poucas, uma pena!

Avatar

graciela

Março 23rd, 2010 at 19:36

que bacana, não sabia desse livro!Vilmar sou filha do irmão do seu avo, joao dubiella, ou Nino. Abraço

Avatar

gerson luiz dubiella

Março 28th, 2010 at 16:53

e eu que pensei que os Dubiella fossem exclusividade do bairro Barreirinha- Curitiba – Paraná. O meu bisavo era o João Dubiella e o meu avô o João Dubiella Filho. Sempre moramos no bairro Barreirinha e Abranches. Saudações.

Avatar

dori edson dubiella

Maio 14th, 2010 at 09:16

muito interessante vou ler o livro,eu nao sabia que havia tantos dubiella espalhados por esse brasil ,eu nasci em ponta grossa ,atualmente moro em jundiai sp .abraços dori dubiella!

Avatar

Valter Dubiela

junho 25th, 2010 at 07:55

Aparentemente Theodor foi o primeiro Dubiella a desembarcar no Brasil, chegando com a esposa Hetwig Butenarowsky e dois filhos pequenos, Peter e Johann, por volta de 1880. Após o provavel falecimento da esposa logo após o desembarque, Theodor casou-se com Juliana Kowalsky, em 03 de agosto de 1881, em Brusque, tendo como testemunhas Ignácio Imaniowsky e André Imianowsky.

(http://gw2.geneanet.org/index.php3?b=luizhames〈=es;pz=maria+anna;nz=soares;ocz=0;p=theodor;n=dubiella)(Atualizado em 30/09/2009)

Acho que vocês sao os descendentes do segundo casamento do Theodor. Tentei organizar o que sei da parentada no site ww.familiaridade.com.br mas tem muito dado faltando.

Avatar

Joelma Dubiela

agosto 21st, 2010 at 14:44

ola….gostaria de saber mais pois precisava dos documentos…para nacionalidade e nao to conseguir muitos resultados…. moro em Ponta Grossa….obrigada se alguem pulder me ajudar….meu email e [email protected]

Avatar

Jailsson Fabijaki

agosto 27th, 2010 at 14:44

witam! estou surpreso por saber que Dubiella é um sobrenome polones…
…parabens entao por fazer parte desse povo maravilhoso cheio de alegria de viver, esperança e coragem!

Avatar

Valter Dubiela

setembro 23rd, 2010 at 10:58

O nome de solteira da Anastacia era Kowalski. Os filhos que tiveram sao Luiz Dubiella
Regina Dubiella
Teodoro Dubiella
Antônio Dubiella
Leontina Dubiella
Ana Dubiella
José Dubiella
Maria Dubiella
Francisca Dubiella
Ignácio Dubiella 20/05/1909 – 22/09/1975
Quem passou estas informaçoes foi o Nildo Dubiella, filho do Ignacio.

Avatar

Vitor Dubiela

outubro 30th, 2010 at 07:30

O sobrenome sempre foi “Dubiela”. Dubiela com dois “L” são algumas distorções. Os nossos parentes na Polonia tem o sobrenome “Dubiela”. Alguns primos meus no Brasil colcoram dois “L” no sobrenome.
Dubiewa deve ser alguns erros de grafia..

Avatar

andriw dubiela

novembro 30th, 2010 at 09:16

Teodoro Dubiela foi meu bisavô.
Preciso de mais informações

Avatar

vanderlei francisco dubiela

dezembro 4th, 2010 at 15:31

Sou filho de PEDRO DUBIELA JUNIOR NACIDO EM 11/06/1924 que e filho de PEDRO DUBIELA NACIDO EM 1898

Avatar

Maria Dubiella

Janeiro 24th, 2011 at 11:41

Olá, Sou Maria Dubiella, minha avo´também se chamava Maria Dubiella, e meu avô , Vicente Dubiella , nasci em Brusque e hoje moro na Praia grande SP

Avatar

Samuca

Janeiro 25th, 2011 at 02:44

Meus quantos Dubiellas perdidos… Parace um inso de capim rsrs bem é muito bacana resgatar nossas raízes pois, minha família é descentende de Alemães, ajudaram fundar esta cidade Maravilhosa chamada Brusque… E ano passado comemoramos 150 anos de imigração Alemã… vieram 3 primos Heil na qual desembarcaram no porto de Itajaí com intuito de mudarem suas vidas. Como em épocas passadas muitos foram iludidos para migrarem ao Brasil devido ao apoio que o Governo oferecia que nada mais era que um libriar de informações errôneas que na qual ofereciam moradia e terrenos planos para agricultura conheceram o outro lado sem infra estrutura e beneficios. Para nao morrer de miséria adentraram floresta Altlantica a dentro e desbravaram juntamente com outros imigrantes a famosa Brusque… que ja foi chamada de Colonia Itajay, São luiz Gonzaga, sei que os três primos se subdividiram… Um ficou em meados a Santa Terezinha, Limeira. Outro na Rua São Pedro x São Leopoldo, e o ultimo se instalou na área de Dom Joaquim… Conseguimos estes relatos históricos de alguns documentários e muita informação de Baden, Alemanha. Realizamos a cada 5 anos a Festa da Familia Heil que propicia um encontro de Gerações e dali compartilhamos um agradecimento pela prosperidade e união para com a posteridade.

Avatar

luciana

Março 5th, 2011 at 18:02

infelismente não recebi o sobrenome dubiela mas minha mãe é filha de Aleixo dubiella do PR, só sei que ele era decedente de alemão.

Avatar

VAGNER DUBIELA

Março 22nd, 2011 at 17:34

SOU FILHO DE PEDRO DUBIELA JUNIOR E VERGINIA VALERIO DUBIELA SOMOS 14 IRMAOS 11 HOMENS E 3 MULHERES: WILSON DUBIELA, VALDIR DUBIELA, WILMAR JOSE DUBIELA, VITOR DUBIELA, VANDERLEI FRANCISCO DUBIELA, VERA LUCIA DUBIELA, VALMIRA DUBIELA, VALTER TADEU DUBIELA, VANDA DUBIELA, VICENTE DE PAULO DUBIELA, VAGNER DUBIELA, VALERIO DUBIELA, VINICIUS DUBIELA, VANILDO MATEUS DUBIELA.

Avatar

jair dubiella

agosto 3rd, 2011 at 16:26

sou filho de paulo joao dubiella, filho de pedro dubiela de 1988; somos em 8 irmaos, sou nascido em ituporanga sc. moro em agua clara ms.

Avatar

Franciele Dubiella

agosto 18th, 2011 at 12:35

Eu sou Filha de Paulo Dubiella que por vez é filho de Inacio Dubiella e dai pra tras eu não sei mais nada, quem poder colaborar :))))
Moro em Brusque desde seMpre! huahauha

Abraços a todos!

Avatar

jair dubiella

Abril 8th, 2012 at 07:30

gostaria de saber como consigo o livro

Avatar

reginaldo dubiela

junho 30th, 2012 at 19:11

eu sou reginaldo dubiela, sendo que meu pai Olivio dubiela, que seu pai Jose dubiela, e avo leonardo dubiela casado com etelvina ferreira de mello, se alguem tiver mais informaçoes por favor pode enviar via email para que assim possa continuar minha genealogia. eu agradeço meu email: [email protected]

Avatar

Vanessa

Janeiro 13th, 2013 at 12:02

Não peguei o Dubiella, nem minha mãe e meus tios mas meu bisavô é o Antonio Dubiella , ele é pai da minha vó Natir Dubiella. Moramos em Mato Grosso, mais alguém dessa família mora por aqui? hehe

Avatar

reginaldo dubiela

julho 9th, 2013 at 12:46

eu sou reginaldo dubiela, sendo que meu pai Olivio dubiela, que seu pai Jose dubiela, e avo leonardo dubiela casado com etelvina ferreira de mello, se alguem tiver mais informaçoes por favor pode enviar via email para que assim possa continuar minha genealogia. eu agradeço meu email: [email protected] ou [email protected]

Avatar

keilla dubiella

novembro 4th, 2013 at 10:46

Gostaria de ter o desenho do Brasão da minha família.
Abraços

Avatar

Graciela Dubiella

Janeiro 20th, 2014 at 13:46

Vi documentos de batismo no site http://www.familysearch.com onde foram batisados alguns Dubiela na paróquia são Luiz Gonzaga de Brusque. Certidões de batismo de 1880 e meados, dos irmãos Nicolau Dubiela e Vicente Dubiela( este meu avô ) nestes registros constam o nome do pai deles: theodoro Dubiela e do avô : Francisco Dubiella. Constam os nomes de suas respectivas esposas também . Todos os registros dubiela com apenas um L.levei tempo pra juntar as informaçoes, mas foi possível ate imprimir as folhas dos livros de registros.Se tiverem um tempo deem uma olhada são regsitros de 130 anos atrás, achei incrível. Se quiserem mais informações fico a disposiçao no email [email protected]

Avatar

Paylo Jorge Wiederkehr

dezembro 15th, 2014 at 05:17

Oi, gostaria de saber se alguém tem alguma noticia sobre os pais uma criança, Eduardo Wiederkehr, deixada aos cuidados de uma família Dubiella na localidade de Santa Luzia em Brusque SC por volta de 1900, quando estes voltaram para a Suiça e não tinham condições de leva-la junto. Estou fazendo a arvore da família e estamos com uma lacuna, pois não sabemos o nome dos pais de Eduardo, os familiares dele só sabem que ele foi deixado com a família Dubiella e que recebia jornais e ajuda de custo vindos da Suiça, de onde a Família Wiederkehr é originaria. Fico grato por qualquer retorno. Obrigado

Avatar

Michael Dubiela

Março 1st, 2015 at 14:31

Eu sou Michael Dubiela, com um L só. Não sei se sou da mesma família, mas me disseram também que sou descendente de poloneses. Sou de Telêmaco Borba no Paraná, tenho parentes em Guarapuava, Curitiba e Lajes em Santa Catarina

Avatar

dubiella

Março 1st, 2015 at 14:39

Deve ter a mesma origem sim…O L a mais ou a menos deve ser apenas por erros de cartório. Os imigrantes poloneses chegaram a SC primeiramente, mas depois subiram para o Paraná e demais estados.

Avatar

Thiago Dubiela

Maio 2nd, 2015 at 15:44

Ola pessoal to muito feliz em saber que teim mais Dubiela qro saber se na familia de vcs também teim gemios eqrosaber se vcs conhecem meu avo Casemiro Dubiela tenho sonho em conhecer ele sou de ponta grossa parana sou filho de gerson de Fátima Dubiela abrassos se tiverem informação me manda mensagem no wats 4298051763 ou email [email protected]

Avatar

luciana Dubiella

junho 6th, 2016 at 16:13

Olá moro em ctba onde há muitas famílias Dubiella, meu bisavó João Dubiella e meu avó João Dubiella filho. Saudações.

Avatar

luciana Dubiella

junho 6th, 2016 at 16:14

Olá moro em ctba onde há muitas famílias Dubiella, meu bisavó João Dubiella e meu avó João Dubiella filho.

Avatar

Gilmar Dubiela

Abril 11th, 2017 at 18:05

ola pessoal, sou de ctba e ate onde sei meu bisavo era Jose Dubiela que viveu em Rio Negro, ele provavelmente era filho do segundo casamento de Theodor dubiela quanto a ser polones pelo que levantei ate hoje nos temos muita historia na Polonia Ruas, parque,etc. mais recentemente fusando a internet descobri dubiela na França datado de 1390 1400 este dubiela e que na frança tem uma diferença de escrita foi prefeito de uma cidade que faz divisa entre a frança e a espanha. vou levantar esta historia e passar detalhes a quem possa ter interessar.

Avatar

Márcio Moraes

Abril 20th, 2017 at 08:27

olá , sou filho de Gertrudes Dubiella , filha de Valentim Dubiella , somos de santa Catarina . município de salete. e amanhã dia 21 vai começar o encontro da família dá nossa região vai ser trez dias de festa ..
temos grande interesse de saber qual é o brasão original dá família Dubiella ,se alguém tiver está informação seremos gratos …

Avatar

Schirlei Freder

Abril 24th, 2017 at 08:32

Olá

Busco informações de minha bisavó Francisca (Dubiela) Mance. Ela se casou com Pedro Mance. Eles casaram em Palmeira, no Paraná.

Comente aqui (please)

Quem sou eu?

quem souber responder essa pergunta, favor entrar em contato :P

Photostream

Arquivo


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/settings.php on line 118

Warning: array_merge() [function.array-merge]: Argument #1 is not an array in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/settings.php on line 123

Warning: array_values() [function.array-values]: The argument should be an array in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/settings.php on line 124

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/settings.php on line 128