Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/core.php on line 472

Livro: Hercílio Luz – Uma Ponte

Publicado em: História

11 jun 2013

A ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões postais de Santa Catarina, nos leva também a muitas histórias admiráveis. No livro de Tarcísio Mattos , algumas preciosidades – em imagens e relatos – sobre a construção desse ícone da engenharia, revelam uma época de dificuldades e sonhos, uma Florianópolis ainda provinciana e simples, e que mudaria justamente a partir da ligação de ferro entre a ilha e o continente, em 1926.

A própria condição de capital do estado se deveu em grande parte à construção da ponte. Florianópolis estava estagnada economicamente, e muitas cidades do interior de Santa Catarina contavam com mais indústrias e desenvolvimento comercial. Esse isolamento inclusive despertava a idéia de levar para o interior a sede administrativa de Santa Catarina.

Os anseios da população da cidade foram finalmente idealizados pelo então governador Hercílio Luz. A jornada não seria simples, porém. E uma das histórias mais impressionantes sobre a luta para erguer a ponte é quanto ao seu financiamento. Já na época os rolos corriam soltos.

Em novembro de 1919 o Estado de Santa Catarina contraiu um empréstimo de 5 milhões de dólares, no banco Imbrie & Co., estabelecido em Nova York. Esse montante se destinava à ponte e também a outras obras necessárias para a capital. O dinheiro foi sendo retirado aos poucos – cerca de 1,5 milhão de dólares – até que começaram os atrasos nos repasses. O banco Imbrie estava falindo. A justiça norte americana determinou que os créditos de Santa Catarina servissem para honrar os credores daquele banco.

Então em 1921, um novo empréstimo foi feito, desta vez no banco Halsey Stuart & Co., também de Nova York. Mais 5 milhões de dólares, para pagar o saldo do empréstimo anterior, e o restante – 1,9 milhão de dólares – para de fato erguer a ponte.Em 1934, oito anos após o término da obra, fizeram o seguinte balanço: os catarinenses receberam 3,4 milhões de dólares nos dois empréstimos, pagaram 5,2 milhões e ainda deviam 10,5 milhões, a ser pagos entre 1935 e 1947. No entanto, somente 52 anos após a conclusão da ponte, já em 1978, o empréstimo finalmente foi quitado. E pouco tempo depois, em 1982, a ponte foi interditada.

Ao ler esse livro, percebe-se que tudo piorou nesse Brasil quando se trata de construir infra-estrutura. Chama a atenção o fato de que a ponte Hercílio Luz foi feita em menos de 3 anos, numa época de poucos recursos, se compararmos com a atualidade. É vergonhoso saber que a construção de alguns simples viadutos hoje em dia se arrastam por muito mais tempo, com custos sempre super-faturados.

outdoor

Declarada patrimônio histórico, a bela ponte transformou-se também numa bandeira política e num sugadouro permanente de recursos nas últimas três décadas, por sucessivos governos. Há cerca de 3 anos, um outdoor informava que R$ 154 milhões estavam sendo aplicados na manutenção da ponte.

Uma ponte

O livro Hercílio Luz – Uma ponte, é uma excelente obra para conhecer com profundidade os detalhes e a rica história desse monumento que representa toda uma época e seus valores.

Alguém disse alguma coisa sobre o artigo "Livro: Hercílio Luz – Uma Ponte"

Avatar

Tania Regina

junho 12th, 2013 at 11:15

Parabéns! Como sempre ótimo texto e temas interessantes.
Abraços,

Comente aqui (please)

Quem sou eu?

quem souber responder essa pergunta, favor entrar em contato :P

Photostream

Arquivo


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/settings.php on line 118

Warning: array_merge() [function.array-merge]: Argument #1 is not an array in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/settings.php on line 123

Warning: array_values() [function.array-values]: The argument should be an array in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/settings.php on line 124

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/settings.php on line 128