Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/core.php on line 472

Montevidéu 2017

Publicado em: Viagem

9 mar 2017

Abrindo as postagens de 2017 com o pé direito e o pé na estrada.

Compartilho algumas imagens do passeio pela capital do Uruguai, agora no início de março. Foi uma grata surpresa ver ao vivo um pouco desse país que vem sendo muito elogiado nos últimos anos. Claro, nem tudo são rosas. Mas a impressão que fica desses dias caminhando pelas ruas de Montevidéu é positiva. A arquitetura, as praças e parques bem cuidados, na sensação de segurança e tranquilidade. É uma cidade ao mesmo tempo moderna e decadente. Dos áureos tempos do início do século 20 ficou um legado de inúmeras construções suntuosas pela capital. Mas parte desse patrimônio infelizmente se degradou e está à espera de um bom projeto de revitalização. Tomara que consigam resgatar lugares como a Estação Ferroviária e o Palácio Salvo, esse último ícone central da arquitetura e poder econômico dos uruguaios de outrora.

Algumas notinhas:

-A comida é muito cara. Paga-se em média de 50% a 100% a mais em qualquer refeição, já fazendo a conversão de moeda, claro. Para quem gosta de batata frita, é o paraíso. Quase tudo vem acompanhado de toneladas de ¨papas¨. Servem sempre porções individuais, que em muitas vezes saciariam duas pessoas tranquilamente, em função do tanto de batata anexada. Não quero ver batata por algumas semanas…

-Nas refeições, prefira pagar no cartão de crédito. Já fica descontado o IVA. Mas nas demais compras paga-se. E tenha paciência: os uruguaios tem um jeito meio confuso e demorado de atender, principalmente em restaurante de shopping (no Punta Carretas).

-Usar o Uber é uma beleza, funcionou muito bem voltar para o hotel depois de longas caminhadas pela cidade.

-Fazer um city tour com o ônibus turístico é uma dica para conhecer a cidade de forma mais ampla. Depois é só escolher os locais que deseja visitar com mais profundidade. Pode-se comprar os tickets no hotel. R$ 75,00 por pessoa e vale por 24h. A volta completa do roteiro, sem desembarcar, demora cerca de 2h30. Começa e termina na região portuária, mas pode-se embarcar e qualquer uma das 11 paradas programadas ao longo do passeio.

-É uma cidade muito arborizada e o clima é ótimo. Friozinho à noite e pela manhã nesse início de março (parecendo com o mês de maio aqui em SC). Quase sempre com brisa ou vento. Isso favorece que os locais se vistam, digamos, de forma mais ¨arrumadinha¨.

-Folhas das árvores pelas ruas é comum. E infelizmente em algumas ruas nota-se lixo (papéis, plásticos, embalagens), principalmente na região do porto e em Ciudad Vieja, a parte antiga da cidade. Nesse ponto surpreendeu negativamente. Mas nas ramblas (avenidas à beira do Rio da Prata), praças e parques a limpeza é mais constante e visível. A praga de pichadores existe por lá também, mostrando que em todo lugar existe gente inútil.

-Aparentemente é ótima para a terceira idade. Vê-se muitos velhinhos andando pelas ruas e parques, em restaurantes à noite e até dançando tango na praça. Animadíssimos.

-Seja idoso ou jovem, a cena mais comum é ver um uruguaio ¨mateando¨, tomando o mate/chimarrão. Andam por todos os lados com suas cuias e garrafinhas térmicas, de manhã, tarde ou noite.

Comente aqui (please)

Quem sou eu?

quem souber responder essa pergunta, favor entrar em contato :P

Photostream

Arquivo


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/settings.php on line 118

Warning: array_merge() [function.array-merge]: Argument #1 is not an array in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/settings.php on line 123

Warning: array_values() [function.array-values]: The argument should be an array in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/settings.php on line 124

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/dubiella/public_html/wp-content/plugins/speed-booster-pack/inc/settings.php on line 128